Conheça as melhores habilidades para colocar no currículo!

Categoria(s): Dicas
08/12/20 14:13 -

Primeiramente, conhecer as melhores habilidades para colocar no currículo pode garantir uma vaga de emprego.

De modo mais amplo, habilidade consiste na capacidade na qual um indivíduo possui de exercer bem determinada atividade.

A dinâmica segue a mesma lógica, pois todas as vagas, independente da área de atuação, precisam que os candidatos possuam habilidades específicas.

Nessa realidade cada vez mais tecnológica na qual estamos vivendo, as empresas buscam profissionais com habilidades nas quais as máquinas não possuem.

Publicidade:

Sendo assim, as empresas buscam profissionais com inteligência emocional e facilidade em trabalhos em equipe, colocar isso pode ser decisivo.

Por essa razão, é imprescindível desenvolver habilidades para colocar no currículo e saber como usá-las em benefício próprio no momento de conquistar uma vaga.

Neste artigo, preparamos um conteúdo com dicas sobre as capacidades mais importantes e como colocar elas no currículo.

Como preencher um Currículo Cronológico?

A importância do currículo para a contratação

Primeiramente, o currículo profissional é a propaganda do seu perfil profissional, portanto, colocar capacidades no currículo é fundamental para ter sucesso. Dessa forma, trata-se de uma espécie de cartão de visita na qual visa chamar a atenção do recrutador para as suas habilidades para colocar no currículo, competências e experiências. Nesse contexto, o currículo é um documento no qual deve passar autoridade e credibilidade.

Publicidade:

Por isso, é essencial colocar palavras-chave nas quais chamem a atenção do recrutador no currículo. Apresente as informações de forma objetiva e clara, sempre tendo o objetivo de facilitar a leitura e compreensão. Vale lembrar também, é preciso sempre colocar informações reais, nunca mentir, principalmente nas capacidades. Ou seja, colocar apenas experiências, habilidades e competências nas quais poderá comprovar.

habilidades para colocar no currículo

Habilidades para colocar no currículo

Algumas habilidades são imprescindíveis para o desenvolvimento das atividades profissionais. Portanto, colocar ou deixar de colocar elas em no seu currículo, pode fazer toda a diferença. Mas, acredite, destacá-las em seu currículo pode ser determinante para a sua contratação. Veja algumas delas abaixo para ter uma ideia do que colocar.

Flexibilidade

As empresas hoje em dia buscam pessoas nas quais tenham facilidade e equilíbrio para lidar nas situações de crise e conflitos. Pois, nem sempre as ações ocorrem da forma como foi traçado no planejamento da empresa. Dessa forma, nesse momento a equipe precisa mobilizar estratégias para lidar com os imprevistos. Profissionais onde tem um bom “jogo de cintura” para resolver imprevistos, pois, é indispensável no crescimento de qualquer empresa.

Autoconfiança

Essa habilidade é bastante relevante no contexto empresarial, pois, é preciso ter confiança em si mesmo e no que você faz. Acreditar na sua formação e conhecimentos é muito importante na caminhada profissional. Pois, somente desse modo, pode manter-se motivado e conseguir contribuir da melhor forma nos resultados da empresa. Desse modo, colocar a autoconfiança no currículo é fundamental, pois muitas empresas buscam profissionais com essa qualidade para alguns cargos.

Comunicação clara e objetiva

A boa comunicação permite uma melhor interação entre as equipes. Busque sempre se comunicar de modo claro e objetivo. Pois, isso evita equívocos na comunicação e possíveis conflitos.

Proatividade

A proatividade é ter a iniciativa de ficar à frente da resolução dos problemas, portanto é fundamental colocar essa capacidade no currículo. Logo, seja solícito e disponível para ajudar os colegas e a equipe, sempre buscando ter ideias novas e criativas. Portanto, a proatividade é outra capacidade muito visada, colocar ela no seu currículo pode ser fundamental.

Capacidade e disponibilidade de aprender

No mundo contemporâneo, as inovações tecnológicas acontecem constantemente. Dessa maneira, a formação e aprendizado contínuos são habilidades vitais para os profissionais da atualidade.

Empatia e boas relações interpessoais

Capacidade de ouvir os clientes e colegas tendo o foco em atender às necessidades, ajudar e manter a harmonia no ambiente de trabalho. Esteja disponível a compreender as demandas de todos envolvidos na equipe, sobretudo se você é ou pretende ser um líder.

Como colocar as habilidades no currículo?

Primeiramente, ao colocar as habilidades no currículo é preciso validá-las, pois, em algum momento podem exigir a comprovação. Desse modo, após colocar, poderá ser preciso comprovar através de certificados, diplomas e/ou experiências profissionais. Dessa forma, uma maneira objetiva e simples de colocar e descrever as suas habilidades é apresentando uma lista simples.

Habilidades para colocar no currículo

Primeiramente, existem diversas competências e habilidades para colocar no currículo, sendo as mais comuns:

Publicidade:

  • Proatividade;
  • Boa comunicação;
  • Autoconfiança;
  • Capacidade de aprender;
  • Trabalho em equipe;
  • Liderança.

Mas, também pode-se colocar as habilidades para colocar no currículo no momento onde apresenta as experiências. Sendo assim, como exemplo, colocar “Boa comunicação, com experiência no relacionamento com clientes e colaboradores na empresa X”. Destaque-se, procure sempre colocar algum diferencial, ou seja, desenvolva habilidades e competências nas quais a maioria dos candidatos não possui. Neste momento, entra um ponto importante, o autoconhecimento, porque quanto mais você se conhece, mais fácil será perceber quais habilidades para colocar no currículo você tem. Desse modo também, consegue saber quais habilidades para colocar no currículo e desenvolver progresso na carreira.

Portanto, colocar essas informações, em alguns casos, podem ser decisivas no momento da conquista de um emprego. Dessa forma, colocar as suas capacidades no seu currículo é fundamental. Além disso, as capacidades são as grandes aliadas da sua trajetória profissional, desde que desenvolvidas de modo estratégico. Sendo assim, sempre verifique o perfil da vaga, seja do LinkedIn ou outro local, para verificar quais habilidades para colocar no currículo, combinam com a vaga e precisa colocar no seu currículo. Portanto, continue acessando nosso site para obter mais informações sobre coisas para colocar no seu currículo para deixá-lo perfeito!

Curriculum Lattes, quando devo usá-lo?

Conteúdos relacionados à este

Confira as melhores dicas de currículo perfeito 2021!

Confira as melhores dicas de currículo perfeito 2021!

Quem acredita ser impossível criar um currículo bem completo e organizado ainda está preso nos erros comuns ou ainda não conferiu nossas dicas de currículo! Alguns currículos podem apresentar uma boa primeira impressão, mas após analisar, percebe-se a falta de...

ler mais
O Brasil pós-pandemia e a taxa de desemprego 2021

O Brasil pós-pandemia e a taxa de desemprego 2021

Primeiramente, o ano de 2021 deve ser olhado cuidadosamente, pois se trata de um período pós-pandemia, onde o desemprego 2021 pode estar muito presente. O Brasil bateu mais um recorde em 2020, mas infelizmente, não foi no vôlei e muito menos no futebol. O recorde...

ler mais
O que devo preencher em Informações Adicionais no Currículo?

O que devo preencher em Informações Adicionais no Currículo?

As informações adicionais no currículo é uma seção onde muitos não dão o valor suficiente. Contudo, ela pode mostrar mais sobre sua personalidade e aumentar suas chances de ser contratado. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as informações adicionais e...

ler mais