O Brasil pós-pandemia e a taxa de desemprego 2021

Categoria(s): Dicas
01/01/21 14:55 -

Primeiramente, o ano de 2021 deve ser olhado cuidadosamente, pois se trata de um período pós-pandemia, onde o desemprego 2021 pode estar muito presente.

O Brasil bateu mais um recorde em 2020, mas infelizmente, não foi no vôlei e muito menos no futebol.

O recorde brasileiro de 2020 é o desemprego, no qual, atinge mais de 14 milhões de brasileiros segundo o IBGE, devendo ser diminuído em 2021.

Esses números de desemprego alarmantes tendem a crescer na medida em que se flexibilizam as medidas de isolamento para o retorno das atividades.

Sendo assim, a falta de recursos e as incertezas sobre o auxílio emergencial, faz muitos brasileiros saírem de suas casas em busca de sair do desemprego 2021.

Portanto, o desemprego chega a sua maior taxa desde 2012, registrando 14,4%.

Sendo assim, esses são os números oficiais nos quais o IBGE conseguiu levantar com base nas pessoas que estão desempregadas e estão procurando emprego.

Mostrando assim, apenas uma parcela dos desempregados, se fossem somados os desempregados nos quais não procuram emprego, os números seriam maiores.

Saiba como criar um Currículo Primeiro Emprego 2021 atrativo!

Desemprego 2021 deve preocupar de uma forma geral

O desemprego atingiu até mesmo os trabalhos informais, em 2019 a taxa de informalidade era de 41,1% recorde na sequência começada em 2016. Porém, teve sua queda em 2020, sendo registrados 36,9%, diminuindo o número de empregos informais, mas o objetivo é reduzir a taxa de desemprego 2021. Essa queda brusca se dá pela pandemia do novo coronavírus e mostra a fragilidade na qual o trabalhador informal tem no mercado de trabalho. Portanto, o trabalhador informal tem grande desvantagem em relação aos regidos pela CLT, pois, eles desfrutam dos devidos direitos garantidos por lei. Apesar disso, o brasileiro desempregado enxerga nas festas de fim de ano e início de 2021, uma esperança natalina de ser contratado, mesmo temporariamente.

Portanto, se isso ocorrer não é nenhum milagre de natal, pois, devido às festas de fim de ano e início de 2021, sempre é projetada uma alta nas vendas. Consequentemente, é aumentando e muito a demanda de contratação de novos trabalhadores, dessa forma, diminuindo o desemprego no começo de 2021. Segundo a ASSERTTEM, Associação Brasileira do Trabalho Temporário, deverão ser gerados no último trimestre do ano cerca de 406 mil vagas de trabalho temporário. Portanto, essas vagas podem diminuir significativamente o desemprego, os setores são variados, por exemplo:

  • Alimentício;
  • Metalúrgico;
  • Farmacêutico;
  • Expedição;
  • Almoxarifado e embalagens;
  • Automobilístico;
  • Agronegócio;
  • Mineração.

Segundo essa entidade sem fins lucrativos, estima-se que do total de empregos gerados cerca de 20% serão efetivados, portanto, diminuindo o desemprego.

desemprego 2021

Projeções da Confederação Nacional do Comércio

A Confederação Nacional do Comércio (CNC), faz a projeção do setor de comércio poderá contratar cerca de 70 mil trabalhadores temporários. Sendo assim, serão contratados de modo a atender o aumento no qual as festas de fim de ano e início de 2021 proporcionam nas vendas, reduzindo o desemprego. Contudo, são cerca de 18 mil a menos em relação a 2019, onde foram registrados 88 mil contratados, mas, mesmo assim, pode tirar muitas pessoas do desemprego. Esses números também foram impactados devido ao aumento de 400% referente ao número mensal de lojas nas quais abriram um comércio virtual na pandemia. Isso aconteceu por conta de os comerciantes precisarem fechar as portas de seus comércios físicos.

Antes dos decretos de isolamento a média era de 10 mil novas lojas online abertas por mês, após os decretos de isolamento o número chegou a 50 mil. Essa solução encontrada por pequenas e médias empresas ajudou o crescimento das vendas online, chegando a 47% no primeiro semestre, a maior alta em 20 anos. Contudo, apesar de ter esse grande salto, a taxa de desemprego foi aumentada, pois, de forma online, não é preciso de um atendente, por exemplo. Sendo assim, no final do ano e início de 2021 as projeções continuam animadoras, a ACI Worldwide projeta um crescimento de 27% no e-commerce.

Portanto, esse fenômeno de vendas, aposta alto nos grandes eventos de compra como a Black Friday na qual acontece no dia 27 de novembro deste ano. Dessa forma, inaugurando a temporada de compra em massa nas festas de fim de ano e início de 2021, sendo a principal delas o natal. Portanto, no início de 2021, a taxa de desemprego tem tudo para diminuir.

Novos hábitos para geração de renda em meio ao desemprego 2021

O brasileiro e outros consumidores ao redor do mundo se viram forçados a criarem novos hábitos de consumo. Dessa forma, algumas empresas também precisaram se adaptar rapidamente para um caminho no qual seria natural. Isso faz criar novas demandas de emprego, nas quais provavelmente se manterão no ano de 2021. As vendas online criam um crescimento em cadeia, reduzindo o desemprego de maneira direta e indiretamente. Dessa forma, beneficiando empresas de software, logística, transportadoras, chegando até o motorista no qual faz a entrega do produto ao consumidor. Em relação à queda do desemprego, uma das esperanças de 2021 é o setor da construção civil. Pois, mesmo em meio a pandemia, ele se destacou em comparação a outros setores na geração de empregos formais e provavelmente vai se destacar em 2021.

A expectativa é que esse setor cresça em 2021, principalmente devido ao cenário pós-pandêmico com uma vacina eficiente. Dessa forma, isso aumentará a confiança da população e do mercado financeiro. Outro ponto a se destacar na construção civil é a possibilidade de revisão do plano diretor das cidades, no qual ocorre a cada 10 anos. Consequentemente, 2021 é o ano de revisão deste plano, conforme o Estatuto da Cidade. Além disso, pode-se definir como usar o solo da cidade, o que pode e onde construir, se revisto com atenção, poderá rever conceitos de verticalização das cidades. Dessa forma, possibilita mais construções de prédios, gerando mais moradias, edifícios comerciais entre outras construções. Sendo assim, podendo impactar positivamente na população, e consequentemente diminuindo a taxa de desemprego de maneira direta e indiretamente.

Indústrias e o Desemprego 2021

Primeiramente, as indústrias têm um papel muito importante no combate ao desemprego 2021. A regulamentação é muito importante, pois assim, as indústrias podem construir e se solidificar em regiões onde o emprego formal não chega, como nas periferias. Sendo assim, de maneira geral, as regiões mais populosas das cidades é onde se concentra a maior taxa de desemprego e trabalhadores informais. Portanto, é nessas regiões onde se faz necessário a redução do desemprego, saneamento básico, escolas, saúde, segurança entre outros direitos básicos.

Pois, nessas regiões isoladas do centro, todos esses direitos e serviços só chegarão nessas regiões quando houver pelo menos alguma regulamentação fundiária. A falta de eficiência nas questões urbanísticas e ambientais dos planejamentos das cidades, fazendo as indústrias se afastem da periferia. Dessa forma, reduzindo o desemprego 2021 somente nos centros das cidades, causando a exclusão da maioria dos cidadãos do mercado de trabalho formal. Portanto, é feita uma concentração nas regiões centrais das cidades, deixando de lado as regiões mais periféricas.

Sendo assim, alguns pontos podem servir de referência para o que está por vir no ano de 2021 no Brasil, principalmente os ligados à taxa de desemprego do país. Dessa forma, eles são a eficácia da vacina, as eleições municipais, e como será conduzida a política externa do Brasil mediante aos novos acontecimentos. Sendo assim, continue acompanhando nossos artigos e tenha ainda mais informações a respeito do desemprego 2021 e como evitar ficar desempregado.

Quais são os tipos de currículo e quando devo usá-los?

Conteúdos relacionados à este

O que devo preencher em Informações Adicionais no Currículo?

O que devo preencher em Informações Adicionais no Currículo?

As informações adicionais no currículo é uma seção onde muitos não dão o valor suficiente. Contudo, ela pode mostrar mais sobre sua personalidade e aumentar suas chances de ser contratado. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as informações adicionais e...

ler mais
Dicas de Currículo perfeito, segundo especialistas!

Dicas de Currículo perfeito, segundo especialistas!

Primeiramente, é muito importante ler sobre dicas de currículo antes de construir o seu. Um currículo bem feito pode atrair os olhares dos recrutadores e faz você conseguir sua recolocação profissional, sendo assim, confira nossas dicas. Muitas vezes, alguns...

ler mais
Como colocar Atividades Extracurriculares em seu currículo?

Como colocar Atividades Extracurriculares em seu currículo?

Primeiramente, é possível incluir no currículo as atividades extracurriculares, elas podem te destacar entre os seus concorrentes. Portanto, podem fazer você conseguir aquela vaga na qual tanto almeja. Preparamos um artigo explicando de qual forma poderá incluir as...

ler mais