Curriculum Lattes, quando devo usá-lo?

04/12/20 16:19 -

Primeiramente, caso seja estudante, professor ou pesquisador, precisa conhecer o Curriculum Lattes.

Pois, esse modelo de currículo é muito pedido por instituições acadêmicas e universidades em processos seletivos.

Sendo assim, ele relata toda sua construção de conhecimento acadêmico e intelectual em uma plataforma.

Criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a plataforma disponibiliza gratuitamente e padronizada o acesso a informações.

Sendo assim, é informado a participação em eventos, projetos de pesquisa, publicações de pesquisas e livros, além dos cursos superiores feitos.

Continue esta leitura a fim de conhecer mais sobre o Curriculum Lattes e saber como você pode fazer. Boa leitura!

DESCUBRA Como Estar Preparado Para Uma Entrevista de Emprego!

O que é Curriculum Lattes?

Desde 1999, essa é a principal plataforma utilizada entre professores, estudantes e pesquisadores de modo a registrar os feitos ao longo da carreira intelectual. Além desses registros, também pode-se acessar dados e estatísticas da produção científica ao longo do Brasil, dividido por região, sexo, idade e instituição. Pois, caso não saiba, o nome Lattes é uma homenagem ao físico curitibano Césare Mansueto Giulio Lattes. Portanto, Césare Lattes foi um dos mais prestigiados cientistas e pesquisadores brasileiros. Assim, deseja continuar trabalhando na pesquisa científica mesmo depois dos seus estudos, mantenha sempre esse currículo atualizado. Ainda sobre o curriculum Lattes a plataforma diz: “é obrigatório a todo e qualquer usuário dos serviços e programas do CNPq.”.

curriculum lattes

O que é o CNPq?

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Sendo assim, tem o objetivo de promover a pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico no Brasil, divulgando-os, até mesmo, internacionalmente. O CNPq auxilia nesta promoção através do envio de recursos financeiros para a implementação de projetos e desenvolvimento das pesquisas.

Assim como, na oferta de bolsas de estudos de modo a incentivar os pesquisadores a dar suas contribuições. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, o CNPq não é voltado somente aos estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Mas também, para aqueles que estão no ensino médio e têm interesse na pesquisa científica.

Curriculum Lattes x Curriculum Vitae

O curriculum Vitae, termo originado do latim, visa reunir a trajetória de vida de um indivíduo de forma resumida. Portanto, o curriculum vitae informa as qualificações, experiências profissionais e formação acadêmica. Muito usado na participação de processos seletivos de vagas anunciadas pelas empresas, ele é como um “cartão de visitas”. Além disso, o curriculum vitae pode ser usado em formato eletrônico ou impresso e o design pode ser alterado. Nele só devem conter informações relevantes para o cargo e não cada experiência da vida profissional.

Já o Lattes é digital e voltado estritamente para a comunidade acadêmica, sendo inseridas informações sobre a vida acadêmica, histórico profissional e habilidades. Não há um número limitado de informações. Na verdade, quanto mais detalhes, melhor será o seu curriculum. Mas é preciso lembrar, todas as informações do Curriculum Lattes devem ser verdadeiras, pois tudo é fiscalizado. O ideal é fazer os dois tipos de currículos, pois caso se candidate em alguma empresa privada o Vitae será pedido. Do contrário, se sua intenção for participar em processos seletivos de universidades ou instituições de ensino superior, poderá apresentar o Lattes.

A utilidade do Curriculum Lattes

Primeiramente, o curriculum Lattes é o seu cartão de visitas no cenário acadêmico. Sempre quando participar de uma seleção de professores para uma instituição de ensino superior, poderá apresentá-lo. Dessa forma, mostra que a sua carreira acadêmica foi bem movimentada com projetos, eventos, publicação, etc. lhe dará grandes chances de ser selecionado (a). Faça seu Lattes quando ingressar na graduação, desse modo nenhum dado será deixado de lado ao ser registrado. Sendo assim, é comum muitos alunos universitários não conhecerem a plataforma por falta de informações mais precisas dadas pelo estabelecimento de ensino.

Agora, você já sabe qual a utilidade do Curriculum Lattes, corra e faça o seu. As oportunidades de trabalho podem surgir e você não pode deixá-lo vazio. Sendo assim, pode acessar a plataforma do CNPq e fazer o cadastro do seu Curriculum Lattes. A fim de receber mais dicas de currículos como esta, continue seguindo nosso blog, desse modo, vai manter-se sempre atualizado. Portanto, não perca nenhuma grande oportunidade. Acesse e cadastre agora mesmo o seu Curriculum Lattes!

Destaque seu Currículo – Prenda a atenção do seu entrevistador!

Conteúdos relacionados à este

Quais são os tipos de currículo e quando devo usá-los?

Quais são os tipos de currículo e quando devo usá-los?

Conforme já sabemos, o currículo é uma ferramenta crucial na hora de arrumar um emprego, contudo, existem diversos tipos de currículo. Esse documento é responsável por apresentar ao possível empregador todas as suas características, experiências profissionais e...

ler mais
Como preencher um Currículo Cronológico?

Como preencher um Currículo Cronológico?

Primeiramente, dentre os tipos de currículo, o mais conhecido é, sem dúvida, o currículo cronológico. Portanto, ele permite detalhar de maneira organizada e clara nosso percurso pessoal e profissional. No artigo de hoje, vamos falar um pouco a respeito do currículo...

ler mais
7 Modelos de Curriculum Vitae Prontos: Baixe, Preencha e Envie

7 Modelos de Curriculum Vitae Prontos: Baixe, Preencha e Envie

Baixe Aqui 7 Modelos de Curriculum Nosso site traz ao candidato à vaga de emprego, alguns modelos prontos de currículo e tornar esta tarefa mais simples. Não precisa mais procurar pelo modelo ideal de currículo. A pessoa poderá baixar modelos de curriculum pronto aqui...

ler mais