As dicas ideais de como preencher um Currículo Perfeito!

Categoria(s): Dicas
18/12/20 15:58 -

Está em busca do currículo perfeito? Você encontrou o texto ideal, pois vamos te dar as principais dicas de como montar um currículo perfeito.

O currículo é o principal item no qual conecta o candidato à pessoa ao recrutador.

Por este motivo, esse documento precisa ser atrativo e apresentar as informações importantes e completas de modo a estar perfeito.

O currículo precisa ser perfeito o suficiente a fim de despertar no recrutador o interesse em te convidar para uma entrevista.

Mas, como fazer o currículo perfeito? Vamos te explicar tudo isso neste artigo!

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Currículo perfeito e o seu perfil profissional

Primeiramente, para o currículo estar perfeito, ele precisa estar de acordo ao cargo no qual está se candidatando. Por exemplo, se a vaga pretendida se candidatar é acadêmica, o Currículo Lattes é o mais indicado. Dessa forma, se você é da área de artes, design e afins, um currículo temático pode ser uma ótima oportunidade a fim de mostrar as suas habilidades. Sendo assim, o currículo também pode ser o tradicional Currículo Vitae. Alinhe o currículo ao seu perfil profissional e deixe a sua marca registrada na primeira impressão.

currículo perfeito

Dados necessários

Primeiramente, o currículo perfeito é aquele no qual apresenta todas as informações necessárias. Portanto, o currículo perfeito deve conter todos os dados no qual a empresa precisa a fim de identificar se é válido ter uma entrevista. Entenda, a avaliação do currículo é a primeira etapa. Logo, se esse documento não estiver bom, muitas vezes, nem retorno do processo seletivo as pessoas têm. Dentre as principais informações nas quais devem estar nesse documento perfeito, destacamos:

  • Dados pessoais: nome, bairro, cidade, estado;
  • Contato: telefone, e-mail, redes profissionais (LinkedIn ou portfolio);
  • Objetivo profissional;
  • Experiências profissionais;
  • Informações acadêmicas;
  • Cursos extracurriculares.

Dados não obrigatórios

As seguintes dúvidas costumam surgir sobre a temática documento, devo colocar foto? Devo mencionar a minha idade? Preciso colocar referências? Sendo assim, esses dados são aqueles nos quais não afetam diretamente a sua atividade. Contudo, em alguns casos, quando a vaga é destinada a algum trabalho relacionado a eventos, pode haver a solicitação da foto. Mas, de forma geral, não há necessidade de colocá-la. Em relação à idade, como isso vai interferir na execução das atividades? Bem, isso depende muito do cargo. Por exemplo, as vagas relacionadas à segurança, exigem determinado esforço físico ou existe alguma restrição, pode ser solicitado que a idade seja informada.

Contudo, isso é direcionado a casos especiais e não se trata do padrão. Outra informação na qual causa dúvidas é sobre colocar contatos de referências. Entendemos que se o seu perfil tiver aderência à vaga, a empresa pode solicitar algum contato a fim de entender mais sobre o seu perfil nas próximas etapas. Diante do explicado neste tópico, já sabe quais partes pode deixar de lado no currículo perfeito, fazendo toda diferença na hora da avaliação curricular.

Indo além: dicas para aperfeiçoar e montar o currículo perfeito

Nos tópicos anteriores, mencionamos a maneira de se montar um currículo perfeito. Agora, a fim de aperfeiçoá-lo, vamos te dar outras dicas no preenchimento deste documento tão importante a fim de conquistar esse cargo. Faça uma ou, no máximo, duas páginas, por mais que você tenha inúmeros cursos ou inúmeras experiências profissionais. Portanto, selecione essas informações corretamente e nunca deixe o currículo com mais de duas páginas. O objetivo profissional é a mandatória do seu currículo. Neste campo, economize as palavras e mencione a profissão desejada.

Informe as experiências profissionais nas quais se relacionam com a vaga desejada. Liste as suas experiências da mais recente até a mais antiga. Caso não tenha experiências profissionais, coloque alguma experiência de projeto no qual tenha participado e que se relaciona com o objetivo. Selecione as informações de acordo com a vaga, pois nem tudo pode ser interessante para o cargo no qual está se candidatando. Sendo assim, analise o que você está buscando profissionalmente, deixe o currículo coerente e perfeito com o cargo.

Caso tenha muitas experiências, faça outro currículo. Se você está apto para exercer atividades de áreas diferentes, jamais as deixe no mesmo documento. Crie um currículo para cada área, pois as informações nas quais não conversam entre si, deixam o recrutador sem saber o seu objetivo profissional. Dessa forma, poderá segmentar e ter mais de um modelo perfeito.

Últimas modificações

Sempre revise a gramática e a ortografia, pois não é legal o recrutador identificar erros de língua portuguesa. Portanto, além de usar algum corretor ortográfico, peça para alguém fazer a segunda checagem, desse modo, vai ter um currículo perfeito ortograficamente. Dessa forma, é possível utilizar corretores ortográficos disponíveis gratuitamente na internet, como o do Google Docs, Flip, LanguageTool, etc.

Sempre envie o currículo em PDF, muitas pessoas enviam entre outro formato, pois trata-se de um documento no qual só deve ser editado por você. Além disso, enviá-lo em PDF é algo formal e profissional. Saber como fazer o currículo perfeito é o primeiro passo a fim de encontrar alguma vaga no mercado de trabalho. Agora, coloque na prática e sucesso nas suas entrevistas! Aproveite e compartilhe este texto com os seus amigos e monte um currículo perfeito!

Trabalhar pela internet, por onde começar?

Conteúdos relacionados à este

O Brasil pós-pandemia e a taxa de desemprego 2021

O Brasil pós-pandemia e a taxa de desemprego 2021

Primeiramente, o ano de 2021 deve ser olhado cuidadosamente, pois se trata de um período pós-pandemia, onde o desemprego 2021 pode estar muito presente. O Brasil bateu mais um recorde em 2020, mas infelizmente, não foi no vôlei e muito menos no futebol. O recorde...

ler mais
O que devo preencher em Informações Adicionais no Currículo?

O que devo preencher em Informações Adicionais no Currículo?

As informações adicionais no currículo é uma seção onde muitos não dão o valor suficiente. Contudo, ela pode mostrar mais sobre sua personalidade e aumentar suas chances de ser contratado. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as informações adicionais e...

ler mais
Dicas de Currículo perfeito, segundo especialistas!

Dicas de Currículo perfeito, segundo especialistas!

Primeiramente, é muito importante ler sobre dicas de currículo antes de construir o seu. Um currículo bem feito pode atrair os olhares dos recrutadores e faz você conseguir sua recolocação profissional, sendo assim, confira nossas dicas. Muitas vezes, alguns...

ler mais