Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Categoria(s): Dicas
16/12/20 15:36 -

Primeiramente, saber como se comportar em uma entrevista de emprego é algo muito importante, principalmente quando foi selecionado.

Mas, também, saber se comportar quando receber a ligação ou o e-mail te convidando para uma entrevista estar preparado. Portanto, está no lugar certo!

Aqui, vamos dar algumas dicas de como se comportar durante uma entrevista de emprego. Porém, falaremos, também, sobre os momentos antes da entrevista.

Sendo assim, caso seja a primeira entrevista de emprego ou já participou de várias, receber dicas de como se comportar nunca é demais, sempre é uma boa opção.

Trabalhar pela internet, por onde começar?

Como se comportar em uma entrevista de emprego: A primeira impressão é a que fica?

Estar preparado e saber como se comportar em uma entrevista de emprego é tão importante quanto ele efetivamente. Por isso, veja abaixo algumas dicas a respeito de como se comportar em uma entrevista de emprego. Sempre busque informações a respeito da empresa, isso vai te contextualizar acerca do ramo de atuação e você vai se comportar melhor. Como resultado, você entende melhor a posição a qual está se candidatando e pode evidenciar para o recrutador que o “trabalho de casa” foi feito. Saiba onde a empresa fica localizada e como chegar até ela, isso evita atrasos ou mesmo que a entrevista seja online, ter essa informação reforça o tópico anterior.

Assim como, vestir-se formalmente, muitas empresas já adotaram o chamado “No Dress Code”, em português, “Sem código de vestimenta”. Mas, a fim de se comportar corretamente, opte pelo formal (calça, camisa com manga em vez de regata, roupas mais compridas em vez de curtas etc.). Seja pontual, independentemente de ser presencial ou online, a pontualidade dirá muito a respeito do seu perfil, principalmente em uma entrevista de emprego. Porém, como todos sabemos, pode ocorrer algum imprevisto no qual resulte em atraso, portanto informe ao seu contato na empresa. No caso de uma entrevista de emprego online, caso haja algum problema com a sua conexão, lembre-se de sinalizar isso à pessoa recrutadora.

como se comportar em uma entrevista de emprego

Cheguei na empresa, como se comportar em uma entrevista de emprego?

O seu comportamento é avaliado desde a entrada na empresa. Então, demonstre o seu perfil profissional desde esse momento (mesmo sendo online). Primeiramente, saiba como se comportar em uma entrevista de emprego, comece cumprimentando todas as pessoas presentes. Após isso, se apresente e informe o motivo pelo qual está ali e peça orientação de onde deverá aguardar. Sendo assim, acomode-se de forma confortável, mas não fique à vontade como se estivesse em casa. Bem como, seja discreto, se algum funcionário conversar contigo, evite fazer perguntas nas quais podem ter uma interpretação duvidosa. Assim como, não pergunte a respeito de salário, se trabalhar ali é bom ou ruim, etc.

A hora da entrevista: Como se comportar em uma entrevista de emprego?

No momento da entrevista de emprego, tente agir naturalmente e evidenciar o seu perfil profissional. Não adianta assumir uma postura divergente da sua, pois, vai precisar sustentá-la até o final. Veja abaixo algumas dicas. Primeiramente, cumprimente o recrutador, isso demonstra saber os motivos nos quais te levou até ali e evidência segurança para assumir a vaga. Preste bastante atenção nas perguntas, em alguns momentos, elas podem ser longas e contextualizadas. Portanto, caso deixe de prestar atenção, no final você não vai se recordar sobre o que o entrevistador quer saber.

Sendo assim, uma maneira de evitar respostas complexas e fuga do tema, é estar atento à pergunta. Evite ações mostrando nervosismo, mesmo estando com a alta expectativa e nervosismo, jamais deixe isso muito aparente, pode prejudicar a avaliação. Desse modo, evite estalar os dedos ou balançar as pernas, por exemplo. Mesmo sendo uma entrevista de emprego descontraída, você está sendo avaliado. Sabendo se comportar em uma entrevista de emprego, aguarde o seu momento de falar, independente da situação, interromper as pessoas é desagradável.

Cometer essa gafe durante a entrevista de emprego pode aparentar ser mal educado. Mas, caso aconteça, peça desculpas e deixe o recrutador concluir a fala. Portanto, saiba se comportar, jamais utilize palavras de baixo calão e mantenha-se o mais formal possível. Essas são ações e comportamentos nas quais podem te ajudar a conquistar a vaga desejada. Atente-se a esses pontos e saiba se comportar!

Como se comportar em uma entrevista de emprego logo no final?

Por fim, o recrutador informa que da parte dele eram aquelas questões e se você tem alguma pergunta. Sendo assim, é preciso saber se comportar nesse momento da entrevista de emprego. Seja como for, é interessante destacar suas pesquisas sobre a empresa, mas pergunte sobre algum ponto no qual não tenha entendido ou tenha curiosidade. Portanto, faça perguntas a respeito, por exemplo, se existe seleção interna, se tem plano de carreira, etc. Se nessa fase não foram informados os benefícios, os salários, etc. provavelmente, vai acontecer em uma etapa posterior. Mas, sempre analise a situação de modo a concluir se vale a pena fazer essas perguntas, bem como se é interessante ou não fazer essa pergunta.

Depois disso, agradeça pelo tempo do recrutador e se coloque à disposição caso surja qualquer dúvida a respeito do seu perfil. Como resultado da leitura deste artigo, estará apto e sabe se comportar em uma entrevista de emprego e ocupar a vaga desejada. Boa sorte! Bem como, caso conheça alguém que precisa dessas dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego? Compartilhe este texto! Dessa forma, encontre sua vaga de emprego em sites como o LinkedIn e consiga uma impressão. Sendo assim, boa sorte! Sendo assim, agora você sabe como se comportar em uma entrevista de emprego!

Como funciona e quem pode participar do Jovem Aprendiz?

Conteúdos relacionados à este

O Brasil pós-pandemia e a taxa de desemprego 2021

O Brasil pós-pandemia e a taxa de desemprego 2021

Primeiramente, o ano de 2021 deve ser olhado cuidadosamente, pois se trata de um período pós-pandemia, onde o desemprego 2021 pode estar muito presente. O Brasil bateu mais um recorde em 2020, mas infelizmente, não foi no vôlei e muito menos no futebol. O recorde...

ler mais
O que devo preencher em Informações Adicionais no Currículo?

O que devo preencher em Informações Adicionais no Currículo?

As informações adicionais no currículo é uma seção onde muitos não dão o valor suficiente. Contudo, ela pode mostrar mais sobre sua personalidade e aumentar suas chances de ser contratado. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as informações adicionais e...

ler mais
Dicas de Currículo perfeito, segundo especialistas!

Dicas de Currículo perfeito, segundo especialistas!

Primeiramente, é muito importante ler sobre dicas de currículo antes de construir o seu. Um currículo bem feito pode atrair os olhares dos recrutadores e faz você conseguir sua recolocação profissional, sendo assim, confira nossas dicas. Muitas vezes, alguns...

ler mais