Como colocar Atividades Extracurriculares em seu currículo?

Categoria(s): Dicas
22/12/20 13:25 -

Primeiramente, é possível incluir no currículo as atividades extracurriculares, elas podem te destacar entre os seus concorrentes.

Portanto, podem fazer você conseguir aquela vaga na qual tanto almeja.

Preparamos um artigo explicando de qual forma poderá incluir as atividades extracurriculares no currículo.

Sendo assim, veja as atividades extracurriculares nas quais as organizações preferem. Então, continue a leitura!

Como preencher um Currículo Menor Aprendiz?

Atividades Extracurriculares

Tratam-se de todas as atividades realizadas, espontaneamente, a fim de complementar os conhecimentos de alguma área ou melhorar habilidades. Sendo assim, essas atividades extracurriculares contribuem tanto no desenvolvimento pessoal, quanto acadêmico e profissional. Os recrutadores veem com bons olhos as atividades extracurriculares, pois, isso prova ser proativo e que tem interesse em se manter sempre atualizado. Deste modo, isso permite conhecer a respeito de como pessoa é profissional.

atividades extracurriculares

Como deve ser feito as Atividades Extracurriculares?

Normalmente, essas informações devem ser posicionadas no final do currículo, sendo assim, pode-se seguir esta ordem:

  • Dados pessoais;
  • Formação acadêmica;
  • Resumo de qualificações e competências;
  • Histórico de experiência profissional (caso haja);
  • Informática;
  • Idiomas (caso haja);
  • Outras informações complementares (extracurriculares).

Portanto, é essencial ter em mente, ele deve ser todo construído conforme a vaga na qual você deseja se candidatar. As informações irrelevantes e não condizentes ao cargo de interesse não agregam nenhum valor, somente volume desnecessário. Além disso, colocar dezenas de cursos ou atividades extracurriculares de várias áreas pode lhe identificar como uma pessoa curiosa. Contudo, isso pode agregar mais pontos negativos do que positivos, portanto, é preciso mostrar ter foco e objetivo. Procure, selecionar atividades extracurriculares onde demandam traços comportamentais importantes ao cargo como:

  • Trabalhos voluntários;
  • Intercâmbio;
  • Treinamento de pessoas praticantes de um esporte;
  • Entre outras atividades extracurriculares.

As Atividades Extracurriculares essenciais em um currículo perfeito!

Há algumas atividades extracurriculares são mais requisitadas pelos recrutadores, portanto, vale muito a pena colocá-las, pois vai deixá-lo mais atraente. Abaixo, fizemos uma lista de atividades extracurriculares mais visadas, veja a seguir.

Voluntariado

Trabalhar de voluntário é uma das atividades nas quais chamam muito a atenção do recrutador. Mostrando proatividade, tendo uma grande generosidade, empatia e comprometimento, qualidades exigidas em qualquer área de atuação. Existem várias ONGs nas quais precisam constantemente de voluntários em determinadas funções. Busque em sites ou mesmo lugares onde seja possível unir-se ao grupo de voluntários.

Intercâmbio internacional

Primeiramente, viver em outro país não é para todos, a quantidade de desafios nos quais surgem são enormes. Então, caso já tenha passado essa etapa, com certeza, terá um ponto positivo. O intercambista aprende a ser resiliente, desenvolve a empatia, aprende sozinho a superar desafios e a ser independente. Sendo assim, essas são habilidades inerentes ao mundo profissional.

Esportes

Contudo, talvez possa parecer estranho colocar essa informação, mas saiba, é totalmente possível. Ela só será relevante se a prática for regular e houver um alto nível de comprometimento, levando a pessoa a ganhar prêmios e competições. Sendo assim, essa atividade reforça a sua capacidade de trabalhar em equipe, ter disciplina e cumprir prazos.

Idiomas

Houve um tempo onde falar inglês era um diferencial, mas hoje já é essencial, muitas empresas precisam de funcionários faladores de, pelo menos, dois idiomas. Sendo assim, caso já consiga se comunicar em inglês suficientemente bem, que tal aprender outro idioma? Portanto, considere a necessidade da empresa ou da área onde deseja trabalhar e veja qual idioma é requisitado. Contudo, não adianta aprender japonês se área onde você vai trabalhar não possui relação com japoneses.

Cursos online

Primeiramente, nunca descarte a oportunidade de fazer cursos online. Durante a pandemia da Covid-19, muitas pessoas têm se dedicado em ocupar a mente adquirindo novos conhecimentos ou aprimorando-os. Aproveite esse período e faça o possível a fim de se destacar, pois, várias instituições têm oferecido até mesmo cursos gratuitos com certificado. Dessa forma, o governo oferece a plataforma online da Escola Virtual, onde pode-se fazer diversos cursos de capacitação, veja um que combine com você!

Considere escolher cursos nos quais tenham a ver com sua área de atuação ou na área na qual deseja atuar de modo a não perder o foco. Pois, sem dúvidas, as atividades extracurriculares podem ter peso em um processo seletivo. Portanto, escolha as mais compatíveis com você e inclua-as no seu currículo! Continue acompanhando nosso site a fim de obter artigos interessantes nos quais envolvem o mundo profissional.

As dicas ideais de como preencher um Currículo Perfeito!

Conteúdos relacionados à este

O Brasil pós-pandemia e a taxa de desemprego 2021

O Brasil pós-pandemia e a taxa de desemprego 2021

Primeiramente, o ano de 2021 deve ser olhado cuidadosamente, pois se trata de um período pós-pandemia, onde o desemprego 2021 pode estar muito presente. O Brasil bateu mais um recorde em 2020, mas infelizmente, não foi no vôlei e muito menos no futebol. O recorde...

ler mais
O que devo preencher em Informações Adicionais no Currículo?

O que devo preencher em Informações Adicionais no Currículo?

As informações adicionais no currículo é uma seção onde muitos não dão o valor suficiente. Contudo, ela pode mostrar mais sobre sua personalidade e aumentar suas chances de ser contratado. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as informações adicionais e...

ler mais
Dicas de Currículo perfeito, segundo especialistas!

Dicas de Currículo perfeito, segundo especialistas!

Primeiramente, é muito importante ler sobre dicas de currículo antes de construir o seu. Um currículo bem feito pode atrair os olhares dos recrutadores e faz você conseguir sua recolocação profissional, sendo assim, confira nossas dicas. Muitas vezes, alguns...

ler mais