Publicidade:

Como preencher um Currículo Menor Aprendiz?

20/12/20 16:21 -

Está em busca de um emprego de Menor Aprendiz, mas não sabe preencher o currículo Menor Aprendiz? Você está no lugar certo!

Neste artigo, vamos dar as principais orientações para montar o seu currículo Menor Aprendiz.

Sendo assim, vamos dar algumas dicas de como pode evidenciar os seus conhecimentos e habilidades mesmo sem ter tido experiência profissional.

As dicas ideais de como preencher um Currículo Perfeito!

O que é Menor Aprendiz?

Primeiramente, o Menor Aprendiz é um projeto no qual foi aprovado no ano 2000 e regulamentado em 2005. Contudo, o termo Jovem Aprendiz, muitas vezes, é chamado também de Menor Aprendiz. A principal e única diferença entre eles é a seguinte: Jovem Aprendiz é destinado a quem está na faixa etária entre 14 e 24 anos. Enquanto Menor Aprendiz são jovens entre os 14 e 18 anos, ou seja, tratam-se dos menores de idade. Sendo assim, as empresas têm a liberdade de decidir até qual idade deseja contratar os seus aprendizes. Elas devem ensinar a rotina de trabalho da empresa e geralmente são rotinas administrativas.

Publicidade:

currículo menor aprendiz

Quais informações devem estar no currículo Menor Aprendiz

De forma ampla, o currículo Menor Aprendiz é muito parecido com um currículo de quem já possui experiências profissionais. Dessa forma, deve conter em um currículo Menor Aprendiz as seguintes informações:

  • Dados pessoais: nome, bairro, cidade, estado;
  • Informações de contato: telefone, WhatsApp, e-mail, etc.
  • Objetivo: indique que está em busca do primeiro emprego de Menor Aprendiz;
  • Informações acadêmicas: informe o ano atual. Caso já tenha concluído o colégio, informe o ano de conclusão e, se estiver na faculdade, mencione o semestre e o provável ano de formação;
  • Cursos extras.

Sendo assim, na hora de preencher as informações acadêmicas no currículo, não se esqueça de informar o turno das suas aulas. Contudo, além dessas informações, é importante estar atento ao design do currículo. Busque algum modelo de currículo moderno e sem muitos detalhes, chame a atenção do recrutador no conteúdo. Lembre-se disso!

Mas, de qual forma vou demonstrar conhecimento?

Primeiramente, é muito comum ouvir de quem pretende se tornar aprendiz a seguinte frase: “Preenchi o meu currículo, mas ficou metade da página”. Nesse caso, a melhor escolha não é aumentar o tamanho da fonte, mas colocar o máximo de experiências vividas nas quais podem ser um diferencial. Inicialmente, é importante diferenciar experiência profissional de conhecimento. Você pode até não ter trabalhado formalmente em equipe, mas pode ter alguns conhecimentos nos quais vão te ajudar a se integrar no ambiente de trabalho. Por isso, é recomendável incluir no currículo Menor Aprendiz a opção “Atividades complementares”.

Nesse campo, caso tenha feito ou faça parte de algum projeto social, poderá informar qual a sua função neste grupo. Dessa forma, descrevendo qual o objetivo e tudo o que você aprendeu e/ou desenvolveu de habilidade. Outra experiência na qual pode ser destacada é a atuação como líder de turma no colégio, participação em Grêmio Estudantil e afins. Essas atividades são muito valorizadas pelas empresas e te ajudam a se desenvolver como pessoa e, consequentemente, profissionalmente.

Publicidade:

Principais dicas para o currículo Menor Aprendiz

Mesmo quem busca o primeiro emprego, precisa mostrar algum diferencial. Então, veja algumas dicas nas quais podem te ajudar na criação do seu currículo. No campo de objetivo, além de destacar que você busca uma vaga de Menor Aprendiz, descreva as suas qualidades nas quais são relevantes para o emprego. Sendo assim, nessa parte do seu currículo, escreva algo como: sou uma pessoa organizada, tenho motivação para aprender coisas novas, etc. Outra dica importante é a de investir em cursos, assim o seu currículo fica mais rico, podendo ser cursos presenciais ou online, conhecimento nunca é demais.

Publicidade:

Mesmo não sabendo qual área quer atuar, faça cursos genéricos, como: Excel, liderança, oratória, atendimento ao público, etc. e coloque-os no seu currículo. Sempre informe as suas habilidades, se já sabe usar algum programa, mesmo não tendo uma certificação, fale sobre o seu aprendizado. Por exemplo: se sabe utilizar o Photoshop muito bem ou sabe fazer boas edições de vídeos, portanto, deixe isso em evidência. Mesmo sem ter alguns dados mencionados neste texto, poderá seguir diversas destas dicas a fim de melhorar o seu currículo.

Portanto, coloque o que você aprendeu neste artigo em prática e conquiste a sua vaga de Menor Aprendiz com um currículo perfeito! Caso tenha dificuldades em encontrar vagas de Menor Aprendiz, o site Menor Aprendiz Brasil sempre está postando as melhores vagas abertas. Sendo assim, compartilhe este texto com pessoas nas quais buscam o primeiro emprego e não sabem o passo a passo de montar um bom currículo!

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Conteúdos relacionados à este

Modelo de Currículo para Primeiro Emprego

Modelo de Currículo para Primeiro Emprego

Dicas Top: Montar Currículo De Primeiro Emprego e Aprendiz Modelo de Currículo de Primeiro Emprego - O curriculum de aprendiz deve ser diferente dos utilizados em outras funções. Agora você vai ter acesso a dicas de montar o modelo de CV de primeiro emprego. Também...

ler mais