O Currículo Lattes um documento obrigatório aos pesquisadores e professores do Ensino Superior, quando o assunto é registrar os seus históricos profissionais.
Se acaso pretende seguir a carreira acadêmica científica, com certeza já ouviu falar do Currículo Lattes.
Se ainda não conhece, este documento é fundamental no cadastro de toda a sua experiência profissional e educacional.
Currículo Lattes
O currículo faz parte da plataforma Lattes, desenvolvida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), uma fundação pública ligada ao MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). As principais atribuições do CNPq são de prover auxílio financeiro às pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação no Brasil. A entidade também contribui na formação de recursos humanos qualificados com foco na área científica em todas as áreas do conhecimento. Já o nome do documento escolhido é uma homenagem ao físico Césare Mansueto Giulio Lattes, um dos maiores cientistas brasileiros.
A plataforma Lattes é uma integração das bases de dados de todos os Currículos Lattes, Grupos de Pesquisa e Instituições de Ensino Superior em um único Sistema de Informações. Os dados na plataforma permitem ao CNPq a disponibilização das estatísticas de toda a produção científica realizada no Brasil. Por causa da sua grande importância e dimensão de base de dados, a plataforma Lattes tornou-se também um instrumento de formulação de políticas-públicas, planejamento e gestão para o MCTIC e de outras agências de fomento à pesquisa.
Diferenças entre o Currículo Lattes e o Vitae
Ambos os currículos têm as funções de reunir as suas informações profissionais. No entanto, os objetivos de cada um, bem como seus formatos, possuem diferenças. O Currículo Vitae é voltado ao mercado de trabalho de maneira geral e as diferentes profissões fora da área acadêmica. Esse tipo de currículo não existe um modelo padrão de formatação. Além disso, é importante as informações serem diretas e sucintas, com o conteúdo ocupando, de preferência, uma ou duas páginas.
Já o currículo Lattes, criado em 1999, surgiu da necessidade de ter disponível no Brasil um formulário padrão de registros dos currículos de pesquisadores brasileiros e professores do Nível Superior. Isso porque, como em todos os anos esses profissionais precisam mostrar a publicação de seus diversos artigos científicos, participação e organização de eventos, realização, gestão de cursos e condução dos mais de um projeto científico simultaneamente. Todas essas informações estão relacionadas com a produtividade e o nível de qualificação do profissional. Portanto, o Currículo Lattes é um dos pré-requisitos em processos de seleção de vagas em Universidades, Institutos de Pesquisa e cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
As informações obrigatórias do Currículo Lattes
O Currículo Lattes deve conter informações sobre todas as atividades realizadas por você, desde o início do seu curso de graduação. Ou seja, você deve registrar os dados até mesmo sobre o seu TCC. A partir disso, você passa a atualizar o conteúdo sempre ao surgir alguma atividade profissional e educacional nova, como:
- Ingresso em mestrado, doutorado ou pós-doutorado;
- Autoria ou coautoria em artigos publicados em revistas científicas;
- Matérias de divulgação científica publicadas em jornais ou revistas;
- Autoria ou coautoria em trabalhos publicados em anais de congressos;
- Autoria ou coautoria em livros ou capítulos de livros acadêmicos;
- Entrevistas concedidas quando relacionadas com sua área de atuação;
- Participação em eventos, congressos, exposições, mesas-redondas, feiras, workshop e olimpíadas, tanto como ouvinte quanto coautor ou palestrante;
- Desenvolvimento de projetos de extensão universitária;
- Blogs ou qualquer canal em rede social com temática acadêmica;
- Trabalhos, relatórios e pareceres técnicos;
- Participação em bancas ou orientação de TCC, dissertação ou tese;
- Participação em grupos e projetos de pesquisas;
- Instituições em que já trabalhou.
Como criar um Curriculum Lattes?
Antes de iniciar o preenchimento, reúna todos os documentos comprobatórios da realização de todas as atividades a serem cadastradas, então:
- Primeiramente, acesse o site da plataforma Lattes, clique em “Cadastrar novo currículo” no menu à direita da página;
- Em seguida, crie o seu login e clique em “Próxima”;
- A partir daí, comece a inserir os seus dados pessoais, formação acadêmica, área de atuação e todas as atividades desenvolvidas ou em andamento;
- Clique em “Dados gerais” e “Texto inicial” e descreva uma breve apresentação sobre a sua jornada. Quando terminar o registro, o sistema indicará caso haja alguma informação em aberto;
- Se acaso estiver tudo certo, aceite os termos de uso, salve e clique em “Enviar ao CNPq”;
- Ao inserir uma atualização, basta acessar a plataforma Lattes novamente e clicar em “Atualizar currículo” no menu à direita.
De modo geral, as instituições solicitarão o link de acesso ao currículo Lattes quando necessário.
- Caso precise imprimir ou salvar em PDF, basta acessar o seu currículo e clicar no ícone da impressora, localizado no canto superior esquerdo;
- Depois, será aberta uma nova janela e você deve indicar quais os itens que você deseja incluir na impressão;
- Em seguida, clique em “Confirmar”, no canto inferior direito;
- Outra janela será aberta e você optará por imprimir ou salvar o documento em PDF.
Lembre-se sempre de manter o seu Currículo Lattes atualizado.