Como fazer um Currículo Jovem Aprendiz 2021?

Categoria(s): Jovem Aprendiz
17/01/21 14:25 -

O currículo Jovem Aprendiz 2021 quando bem preenchido aumenta as chances de conseguir destaque na seleção, mesmo sem experiências anteriores.

O programa Jovem Aprendiz surgiu da parceria entre o governo federal e a iniciativa privada a fim de apoiar jovens e adolescentes na busca do primeiro emprego.

Trata-se da Lei da Aprendizagem na qual determina às empresas de médio e grande porte o dever de preencher de 5% a 15% dos seus funcionários com aprendizes em 2021.

Sendo assim, o objetivo do Jovem Aprendiz 2021 é legalizar o trabalho dos menores de 18 anos e oferecer experiência profissional para quem nunca trabalhou.

Publicidade:

Porém, de acordo com as regras da Lei de Aprendizagem e do Programa Jovem Aprendiz, as empresas não devem apenas disponibilizar as vagas para primeiro emprego.

Na lei, as corporações devem oferecer aos aprendizes treinamentos teóricos e práticos, de modo a dar uma boa capacitação profissional.

Além disso, a carga horária não pode ultrapassar 6 horas diárias, o turno trabalhado deve ser o oposto ao do período escolar e a remuneração baseada no salário mínimo.

O Jovem Aprendiz 2021 ainda conta com férias remuneradas, vale-alimentação, vale-transporte, 13º salário e fundo de garantia. Faça o seu currículo Jovem Aprendiz!

Publicidade:

Os impactos da pandemia no programa Jovem Aprendiz 2021!

Posso ser Jovem Aprendiz 2021?

Cada empresa pode adotar regras específicas para a contratação do Jovem Aprendiz 2021. Mas, de modo geral, elas precisam atender alguns critérios pré-estabelecidos na lei, sendo eles:

  • Candidatos e candidatas devem ter idades de 14 a 24 anos;
  • Ser estudante matriculado no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos;
  • E nunca ter trabalho antes.

Além disso, é importante saber que a frequência constante e o bom desempenho escolar são condições essenciais para o ingresso e a permanência no programa Jovem Aprendiz 2021.

currículo jovem aprendiz 2021

Como posso fazer o currículo Jovem Aprendiz 2021?

Caso se encaixe nos critérios do programa em 2021, precisará de um currículo bem elaborado a fim de concorrer a uma vaga, mesmo sem ter experiência profissional. Dessa forma, é preciso ter em mente que é necessário incluir no currículo Jovem Aprendiz 2021 algumas informações importantes, como:

  • Dados pessoais (jamais coloque seus documentos no currículo);
  • Nome completo, idade, endereço, telefone e e-mail;
  • Objetivo;
  • Especifique o objetivo de iniciar no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz 2021;
  • Área de interesse;
  • Especifique a sua área de interesse, exemplo: área administrativa ou vendas;
  • Qualificações.

De maneira resumida, mas objetiva, descreva no seu currículo Jovem Aprendiz 2021 as suas habilidades nos quais mostram estar preparado para o trabalho na empresa. Mencione se você é criativo, dinâmico e comunicativo. Se gosta de atendimento ao público ou trabalho em equipe, mencione isso no currículo. Vale a pena também escrever se tem facilidades com programas de computador, escrever em blogs ou se gosta de gerenciar páginas ou produzir conteúdo nas redes sociais.

Formação

Informe no seu currículo Jovem Aprendiz 2021, o nome do colégio onde estuda, o período, quando ano se formará e qual é a modalidade de ensino (Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos). Sendo assim, é importante mencionar também se faz algum curso técnico integrado ou não ao Ensino Médio.

Cursos complementares

Se houver, coloque todos os cursos já feitos, sendo eles de informática, idioma ou de qualificação profissional, mencione no seu currículo Jovem Aprendiz 2021. Informe o nome do curso, a instituição onde foi realizado, o mês e o ano de conclusão.

Atividades extra curriculares

Primeiramente, se for o seu caso, pode-se usar esse campo a fim de listar se fez algum trabalho voluntário ou intercâmbio. Entram também as participações em palestras ou treinamentos com temas relacionados à área da vaga de emprego. Junto com essas informações, é importante conseguir colocá-las em apenas uma página.

Não utilize textos coloridos ou figuras ilustrativas no currículo. De modo a não dar problemas de leitura ou formatação, use apenas fontes tradicionais no texto, como Arial ou Times New Roman. O tamanho da fonte pode ser de 11 ou 12 no texto e 14 nos campos de destaque. Acesse diversos modelos de currículo Jovem Aprendiz 2021 disponíveis no nosso site, nos quais podem te ajudar a criar o seu currículo.

Currículo Jovem Aprendiz 2021: Dicas importantes!

Não minta no currículo, porque muitas empresas checam as informações nas quais foram inseridas. Ou seja, só inclua o que você puder comprovar com certificados e diplomas. A participação em cursos livres ou de qualificação podem enriquecer o seu currículo. Vale destacar que os recrutadores perceberão o quanto você tem se esforçado para ser um diferencial na vaga na qual está concorrendo.

Outra dica, cursos gratuitos e de qualidade profissionais são ofertados por instituições como Senai, Senac, Unesp Aberta e Usp e-aulas. Sempre revise o texto antes de enviar ou imprimir, assim você evita erros gramaticais ou de ortografia no seu currículo 2021.

Publicidade:

Caso seu currículo Jovem Aprendiz 2021 seja bom, e consiga passar para a segunda fase, de entrevistas, tente controlar o nervosismo e mantenha a calma durante o bate-papo com o entrevistador e durante as dinâmicas de grupo. Outro preparo é manter-se atualizado sobre as notícias do Brasil e do mundo, porque o recrutador poderá perguntar sobre o que está ocorrendo e se você está bem informado.

Agora, você já sabe elaborar um currículo, clique aqui e acompanhe as vagas disponíveis no programa Jovem Aprendiz 2021! Todos os dias surgem diversas oportunidades em importantes empresas do Brasil. Boa sorte!

Saiba como fazer o seu Curriculum Lattes 2021!

Conteúdos relacionados à este

Os impactos da pandemia no programa Jovem Aprendiz 2021!

Os impactos da pandemia no programa Jovem Aprendiz 2021!

O programa Jovem Aprendiz 2021 surgiu dando a oportunidade do primeiro emprego e oferecendo experiência profissional aos jovens entre 14 e 24 anos. Porém, o problema sanitário mundial do novo coronavírus influenciou nas medidas de segurança de serviço. Também em...

ler mais
Como funciona e quem pode participar do Jovem Aprendiz?

Como funciona e quem pode participar do Jovem Aprendiz?

Primeiramente, o Jovem Aprendiz é uma grande oportunidade de geração de emprego para milhares de jovens no país. Portanto, o programa foi criado pelo governo no ano 2000 e é regido pela Lei de Aprendizagem. O programa possibilita às empresas contratarem jovens de 14 a...

ler mais