Publicidade:

Saiba como fazer o seu Curriculum Lattes 2021!

13/01/21 14:16 -

Primeiramente, caso seja um estudante universitário e/ou um pesquisador e queira entender sobre o tão famoso Curriculum Lattes, está no lugar correto.

Portanto, leia este texto e descubra a sua importância para a comunidade acadêmica brasileira.

Há inúmeros tipos de currículos e cada um deles existe a fim de atender a um objetivo. Neste artigo, vamos tratar especificamente do Curriculum Lattes.

Currículo Misto: o que é e as vantagens de utilizá-lo!

O que é o Curriculum Lattes?

O Curriculum Lattes é o modelo mais indicado ao público universitário e acadêmico. Diferente dos outros tipos, no Lattes, aspectos como design, fonte, tamanho da fonte etc. jamais ficam à escolha da pessoa. A fim de ter o seu Curriculum Lattes, é necessário acessar o site da Plataforma Lattes e cadastrar um novo Curriculum. Apesar de essa plataforma também ser chamada “Lattes”, ela não se resume ao currículo. Portanto, quem acessa este site, pode verificar as notícias mais recentes sobre as pesquisas realizadas no Brasil e muitos outros assuntos relacionados à vida acadêmica.

Publicidade:

curriculum lattes

Quais as diferenças entre o Curriculum Lattes e o Vitae?

Contudo, você pode se perguntar: “posso colocar a minha trajetória acadêmica somente no currículo Vitae?”. Sim, é possível, mas atente-se ao fato de que você estará perdendo a oportunidade de estar em um espaço no qual reúne os maiores pesquisadores deste País. Sendo assim, no Vitae a pessoa tem a opção de escolher o layout, a fonte, o tamanho da fonte e outros aspectos nos quais dizem respeito à identidade visual do documento. Esse modelo é o mais utilizado e objetiva apresentar um resumo da trajetória educacional, as experiências profissionais, cursos realizados e as principais habilidades. Esse modelo é indicado para as diversas áreas do mercado de trabalho.

Contudo, no Curriculum Lattes, quem pretende ter esse currículo, deve fazer o preenchimento a partir do site Plataforma Lattes. Nesse sentido, não é possível escolher os aspectos de identidade do documento. Existem campos obrigatórios e vários opcionais. Deve ser feita uma análise de quais campos atendem ao seu perfil a fim de conseguir preencher. Portanto, no Curriculum Lattes, será informado qual a área de atuação da sua pesquisa, quais eventos acadêmicos já participou, artigos publicados, quem é a pessoa responsável por te orientar na pesquisa etc. Sendo assim, é a sua vida acadêmica em um só lugar. Diante disso, o Curriculum Lattes é o mais indicado aos acadêmicos. Exemplo: professores universitários, pesquisadores (de iniciação científica ao doutorado) e afins.

A importância deste modelo

Dessa forma, a partir do exposto até o momento, o público-alvo do Curriculum Lattes são pessoas nas quais possuem ou pretendem ter uma carreira acadêmica. Sendo assim, porque esse currículo é importante para essa comunidade? Veja abaixo os detalhes:

  • Ele existe há mais de 20 anos, evidenciando a sua credibilidade;
  • Está vinculado ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), um dos maiores órgãos de incentivo à pesquisa do Brasil;
  • Possibilidade de conectar os trabalhos realizados aos coautores e/ou orientadores;
  • Possibilidade de disponibilizar o currículo digitalmente através de um link;
  • Colocar informações acadêmicas em um ambiente seguro;
  • Fazer parte de uma plataforma reconhecida nacionalmente;
  • Ter o currículo disponível para pesquisas de outros profissionais e até mesmo de empresas etc.

Além desses tópicos, a maioria das instituições nas quais oferecem bolsas de pesquisa, exigem que o estudante tenha o Lattes e registre nele todas as suas atividades.

Publicidade:

O preenchimento do Curriculum Lattes

Caso nunca tenha cadastrado o seu Curriculum Lattes, acesse a Plataforma Lattes e clique em “Cadastrar novo currículo”. Uma das maiores dificuldades na qual as pessoas costumam ter é sobre como fazer o correto preenchimento. A nossa principal dica é: preencher aquilo no qual se identificou ou que já tenha feito. Sendo assim, por se tratar de um Curriculum destinado às diversas áreas acadêmicas, alguns itens realmente não serão preenchidos. Contudo, não se desespere, preencha os campos onde fazem parte da sua atuação. Dessa forma, seu currículo estará condizente.

Publicidade:

Quando usá-lo?

Conforme já mencionado anteriormente, ele se difere dos outros modelos, pois o Curriculum Lattes não serve apenas quando se está buscando um emprego. Pois, buscar um emprego não é o foco do Lattes. Sendo assim, ele pode ser usado nas seguintes ocasiões:

  • Avaliação a fim de entrar em um programa de estudos e até mesmo de intercâmbio.
  • Avaliação para participação em eventos e/ou publicações científicas.
  • Apresentação de carreira acadêmica etc.

Mas se você faz parte do público-alvo no qual falamos aqui e ainda não se cadastrou, não perca mais tempo! Visite a Plataforma Lattes e faça o seu cadastro! Conhece pessoas que necessitam ter um Curriculum Lattes? Envie este artigo para elas e façam parte desse universo curricular científico!

Alcance seu emprego com o currículo funcional 2021!

Conteúdos relacionados à este

Confira os melhores Modelos Currículo 2021!

Confira os melhores Modelos Currículo 2021!

Um documento bem elaborado aumenta a sua chance de ter destaque nos processos seletivos para as entrevistas de emprego, saiba os melhores modelos currículo 2021. Muitas dúvidas surgem no momento de redigir um currículo, e isso ocorre tanto com os jovens nos quais...

ler mais
Saiba sobre e como preencher o Currículo Lattes!

Saiba sobre e como preencher o Currículo Lattes!

O Currículo Lattes um documento obrigatório aos pesquisadores e professores do Ensino Superior, quando o assunto é registrar os seus históricos profissionais. Se acaso pretende seguir a carreira acadêmica científica, com certeza já ouviu falar do Currículo Lattes. Se...

ler mais
Currículo Misto: o que é e as vantagens de utilizá-lo!

Currículo Misto: o que é e as vantagens de utilizá-lo!

Primeiramente, o currículo misto permite o candidato se destacar e dessa forma ser selecionado para a entrevista de emprego. O objetivo de todo currículo é fazer uma apresentação do candidato, pois através do currículo você vai convencer a empresa de que é o candidato...

ler mais