Por que você Ainda Está Desempregado?
Nem sempre a culpa é sua. A crise pode, também, não ser a culpada.
Veja, agora, outro motivo, nem sempre bem esclarecido para o desemprego.
Se você se encontra nessa situação, poderá compreender melhor outro dos motivos e se preparar melhor para as novas tentativas de recolocação.
“Você não se enquadra no que a empresa procura”
Estar desempregado pode acontecer com qualquer um. O que o candidato acaba não compreendendo são as razões para o desemprego e, em alguns casos, para uma eventual dificuldade de recolocação.
Os mais falados e até mesmo utilizados como desculpas da parte dos recrutadores, são a falta de qualificação do candidato ou, mesmo, a tão falada crise pela qual o Brasil não temina nunca de passar. Porém, há sim, outro motivo.
Esse, menos falado pelo fato de ter relação direta com a empresa e indireta com o candidato.
Fator fundamental para a contratação
Percebido através das informações passadas no seu currículo, na entrevista e, caso, até então, haja alguma dúvida, nas dinâmicas de grupo, a compatibilidade ou alinhamento com a cultura da empresa é um fator fundamental para a efetivação da contratação de um colaborador.
Isso, inclusive, é um dos fatores que mais influenciam as longas parcerias entre o colaborador e a empresa, gerando uma longa vida de bons frutos.
Porque essa afinidade é tão importante?
O alinhamento com a cultura empresarial cria um vínculo entre as partes, colaborador e empresa, tornando o convívio prazeroso e a colaboração algo natural, necessária para ambas as parte e efetiva.
Assim, o dia a dia de um colaborador que está afinado com a empresa é mais produtivo, com o mesmo sendo, inclusive, mais participativo, sugerindo alternativas para as soluções necessárias.
Faz parte da rotina de um colaborador assim a busca por aperfeiçoamento pessoal e profissional na expectativa de poder participar e colaborar mais efetivamente com a empresa, como constatou a pesquisa feita pelo site Administradores.com.br.
Como saber se me enquadro na cultura de determinada empresa
Conhecer-se é fundamental para a identificação desse alinhamento com a filosofia desta ou daquela empresa.
Também, de igual importância, o conhecimento da empresa que você busca a colocação deve ser buscado por você. Conversar com as pessoas que trabalham lá, conhecer a história da empresa, ler a respeito da mesma tudo o que for possível e, se possível, conhecer a empresa por dentro, visitando-a.
Assim, você poderá saber se realmente é aquilo que você está buscando.
Um simples reconhecimento desse tipo pode poupar o seu tempo e, inclusive, dores de cabeça futuras, caso uma parceria dessas não dê certo.
Veja agora vagas de emprego abertas!