Quais serão as profissões em alta 2021? Descubra agora!

Categoria(s): Vagas de Emprego
03/01/21 15:56 -

No ano que vem, vai ter diversas profissões em alta 2021, principalmente, no período pós pandêmico.

Estamos vivenciando a quarta revolução industrial, é a realidade da indústria automatizada tão sonhada pelos empresários e temida pelos trabalhadores.

Sendo assim, muitas profissões vão se fortalecer, enquanto outras podem acabar deixando de existir, portanto, conheça as profissões em alta no ano de 2021.

O Brasil pós-pandemia e a taxa de desemprego 2021

Profissões em alta 2021

Primeiramente, devido ao avanço tecnológico, a inteligência artificial ocuparia a força de trabalho humano, otimizando a produtividade e os lucros das empresas. Isso é apontado nos estudos dos professores de Oxford, Carl Benedikt Frey e Michael A. Osborne, nos quais estimam o risco de extinção de 47% dos empregos. Já estamos no futuro, e infelizmente a pandemia do COVID-19 acabou forçando alguns processos nos quais já seriam naturais como, por exemplo, o home office. Imagine quantas empresas desistiram, e quantas ainda desistirão da ideia de ter um local físico para os trabalhadores desenvolverem suas funções.

O trabalhador no qual domina a tecnologia dos computadores, da comunicação virtual entre outras ferramentas, trabalhará em sua própria casa. Mas, a encarregada da limpeza e o porteiro do prédio, podem perder o posto de trabalho. Dado a todas essas circunstâncias, é bom pensar antes de escolher qual profissão seguir e analisar, qual o risco de ela desaparecer nos próximos anos. Como, por exemplo, o cobrador de ônibus que vem sumindo dia após dia, após o uso de cartão de ônibus tornar-se hábito entre os usuários de transporte público.

Dessa forma, em 2021, um ano pós-pandemia, algumas profissões têm tudo para se tornar grandes protagonistas do mercado de trabalho. Portanto, com o aumento da demanda de diversas áreas faz algumas profissões fiquem em alta em 2021. Sendo assim, veja abaixo as principais profissões em alta no ano de 2021.

profissões em alta 2021

As profissões em alta 2021 no pós-pandemia?

Primeiramente, algumas profissões vão estar em alta no ano de 2021, portanto, veja abaixo as áreas nas quais vão ter maior destaque.

Área da Saúde

Devido a pandemia do novo coronavírus, houve uma necessidade de se intensificar ainda mais os investimentos na área da saúde. Sendo assim, é tendência que as profissões ligadas à saúde estejam em alta em 2021. Dessa forma, as possibilidades são inúmeras, para todas as ramificações do setor, desde medicina, enfermagem, fisioterapia, biomedicina e odontologia. Contudo, devido ao isolamento social, aumentou drasticamente o número de doenças da mente como depressão e ansiedade. Segundo os estudos do Instituto de Psicologia da UERJ, entre março e abril, houve um grande salto de pessoas com depressão, saindo de 4,2% e chegando a 8,0%.

Os quadros de ansiedade subiram de 8,7% até 14,9%. Fazendo mais necessário a atuação de profissões da saúde mental, estando em alta em 2021. Portanto, as profissões como psicólogos e psiquiatras vão estar em alta em 2021 e nos próximos anos. Aproveitando o gancho da área da saúde, é importante ressaltar, devido ao avanço da medicina as pessoas vivem cada vez mais. Dessa forma, criando novas demandas para a população idosa, consequentemente aumentando a oferta de trabalho aos Cuidadores de idosos.

Sendo assim, esses cuidadores podem trabalhar direto na residência da pessoa na qual necessita dos cuidados ou até mesmo asilos e casas de repouso. Dessa forma, profissões ligadas à saúde podem estar em alta no ano de 2021.

Desenvolvimento de Software

Devido ao avanço tecnológico e a necessidade de velocidade nas prestações de serviço, comunicação, segurança, etc. os desenvolvedores vão estar em alta. Portanto, as profissões ligadas ao desenvolvimento ou manutenção de software são muito importantes nas empresas hoje em dia e vai estar em alta em 2021. Pois, eles são os responsáveis por criar, executar e otimizar os sistemas computacionais. Dessa forma, podendo aumentar a produtividade, segurança e consequentemente o lucro das empresas. Portanto, entre as profissões em alta 2021, a de desenvolvedor vai estar presente.

Profissões em alta 2021: Cientista de Dados

Primeiramente, o cientista de dados trata-se de uma profissão na qual vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho. Sendo assim, uma de suas capacidades é a de traduzir esses dados gerados através das redes sociais, em hábitos de consumo dos usuários. Mas não é só isso, pode auxiliar as empresas até mesmo a detectar falhas no seu próprio setor. Desse modo, o cientista de dados é uma das profissões em alta em 2021.

Profissões em alta 2021: Recursos Humanos

Devido ao crescimento das empresas e o aumento de funcionários, ficou mais difícil gerenciar a folha de pagamentos, mediação de conflitos entre outros problemas. Alguns empresários enxergavam o profissional do RH como um gasto a mais, mas essa é uma visão ultrapassada. Pois, essa profissão pode fazer a produtividade aumentar selecionando os melhores candidatos aos cargos certos. Dessa forma, identificando dentro da empresa, os talentos antes não percebidos.

Portanto, fica a cargo do RH gerenciar os benefícios oferecidos, tempo de folga, questões de leis trabalhistas. Sendo assim, essa profissão lida até mesmo com asa reclamações de assédio sexual ou moral e discriminação no local de trabalho. Portanto, as profissões relacionadas aos recursos humanos estarão em alta em 2021.

Profissões em alta 2021: Construção Civil

A construção civil é sempre uma das primeiras áreas citadas quando o assunto é a retomada do emprego. Portanto, neste ano de 2021 o brasileiro deve estar ainda mais atento a esse setor, pois, as profissões ligadas a ele, vão estar em alta. Pois, é ano de novos representantes municipais e os possíveis novos prefeitos terão a oportunidade de rever o plano diretor das cidades que acontece a cada 10 anos.

Ou seja, em 2021, tendo a base do Estatuto da Cidade, é possível fazer mudanças significativas nos centros urbanos. Sendo assim, a revisão do plano diretor pode impactar diretamente no aumento de emprego na construção civil. Dessa forma, a construção civil tem tudo para ser uma das profissões em alta no ano de 2021.

Profissões em alta 2021: Marketing

Outro setor alavancado no período pandêmico foi o marketing, principalmente o marketing digital, sendo hoje o principal investimento de publicidade no Brasil. Nos últimos anos foi um dos poucos setores a continuar crescendo mesmo com as crises políticas e econômicas. Devido ao fechamento dos comércios físicos, houve a necessidade de migrar parcial ou totalmente no universo virtual. Dessa forma, milhares de pequenas e médias empresas contratam ainda mais esse tipo de serviço a fim de não desaparecerem nos algoritmos dos sites de busca.

Desse modo, essa profissão vai estar em alta em 2021, principalmente, por conta de gerenciar perfis nas redes sociais, como o Instagram, tendo uma vitrine virtual. Isso ajuda a entender o porquê o faturamento de lojas online alcançou sua maior alta em 20 anos. Aumentando em 47% no primeiro trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Pois, todos começamos a ter o hábito de comprar pela internet e as empresas investem muito nesse setor. Dessa forma, essa é uma das profissões em alta em 2021, pois, as estimativas são muito otimistas.

Logística

Devido ao enorme aumento das compras em lojas online, houve um aumento na demanda da entrega desses produtos, deixando várias profissões em alta em 2021. Nesse momento, é indispensável os conhecimentos do profissional de logística a fim de organizar a relação dos produtos com os meios de transporte. Sendo assim, escolhendo as melhores rotas, entre outras funções de acordo com a determinação e objetivo da empresa. Portanto, o setor de marketing digital e vendas online tem uma projeção otimista, o setor de logística não fica atrás.

Quanto mais uma loja vende em seu e-commerce, mais se faz necessário uma empresa contratar um novo motorista de caminhão a fim de entregar os produtos. Esse tipo crescimento em cadeia é positivo para economia e geração de empregos, dessa forma, um setor ajuda a alavancar o outro. Dessa forma, devido à alta de compras através da internet, a área de logística vai estar entre as profissões em alta em 2021. Sendo assim, essas são as profissões em alta em 2021, contudo, pode ter outros fatores nos quais podem alavancar outras profissões.

Saiba como criar um Currículo Primeiro Emprego 2021 atrativo!

Conteúdos relacionados à este

Vagas de Emprego Amaggi

Vagas de Emprego Amaggi

A Amaggi é uma das empresas líderes do agronegócio na América Latina. Desse modo, conheça as Vagas de Emprego Amaggi. Sobre a Empresa - Amaggi A Amaggi é uma trading brasileira considerada a 4ª maior empresa em exportação de commodities no Mato Grosso e foi fundada no...

ler mais
Vagas de Emprego Marisa

Vagas de Emprego Marisa

A Lojas Marisa é uma rede tendência feminina e lingerie brasileira. Desta maneira, conheça as Vagas de Trabalho oferecidas pela Marisa. Conheça a Empresa Marisa A Lojas Marisa já está no mercado tendência feminina a mais de 70 anos. E desta forma, construiu uma...

ler mais
Vagas de Emprego Neoenergia

Vagas de Emprego Neoenergia

A Neoenergia atua com distribuição, geração, transmissão bem como, comercialização de energia. Dessa maneira, conheça as Vagas de Emprego Neoenergia. Sobre a Empresa - Neoenergia A Neoenergia é controlada pelo grupo hispânico Iberdrila, e começou a atuar no Brasil a...

ler mais