Alcance seu emprego com o currículo funcional 2021!

09/01/21 13:18 -

Primeiramente, o currículo funcional pode garantir uma vaga no mercado de trabalho em 2021.

O início de um novo ano é sempre marcado por expectativas e planos para o futuro, sobretudo para quem está buscando recolocação no mercado de trabalho.

Portanto, a elaboração de um bom currículo é crucial a fim de se destacar, principalmente na atual crise econômica e escassez de vagas do país.

O currículo profissional é um cartão de visita, através dele, o candidato realiza o marketing, a fim de convencer o recrutador de que é o mais preparado para a vaga.

Publicidade:

Sendo assim, o modelo funcional mostra-se muito atrativo, pois ele foca em apresentar as competências do candidato.

Dessa forma, o principal objetivo do currículo funcional é evidenciar os atributos do candidato e mostrar porque o empregador deve contratá-lo.

Neste artigo, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o currículo funcional.

Continue a leitura e conheça o modelo de currículo no qual vai fazer você se destacar no mercado de trabalho em 2021!

Publicidade:

Confira as melhores dicas de currículo perfeito 2021!

O que é um modelo currículo funcional?

Primeiramente, o currículo funcional, também conhecido como currículo temático, reúne as informações do perfil profissional centrado nas habilidades e experiência do candidato. Nesse sentido, o modelo funcional tem a função de destacar as habilidades e realizações do profissional. Mas, ao contrário do modelo cronológico, um dos mais tradicionais no qual traça uma trajetória do profissional com informações sobre as empresas, cargo e funções atribuídas, o currículo funcional dá ênfase nas capacidades específicas do candidato. Dessa maneira, o currículo funcional se torna mais atrativo, pois chama a atenção do recrutador para as capacidades reais e experiências construídas ao longo do tempo. Tal aspecto o diferencia do currículo cronológico, no qual foca nos cargos e na experiência do candidato.

currículo funcional

Quando utilizar o currículo funcional em 2021?

O atual contexto de pandemia no qual estamos vivendo veio de modo a ressignificar o nosso modo de viver. Nesse cenário, o “novo normal” exige dos profissionais cada vez mais capacidades e conhecimentos a fim de atender às novas demandas do mercado. Por esse motivo, o profissional da atualidade deve ter habilidades nas quais vão além da formação técnica, tais como inteligência emocional e proatividade. Sendo assim, o formato funcional atua como uma excelente ferramenta de apresentação das suas competências mais relevantes ao cargo desejado. Conheça algumas das melhores vantagens do currículo funcional:

  • Amplia as oportunidades de convocação de entrevista, mesmo não tendo a experiência exata no cargo solicita;
  • É muito bom no momento de transição de carreira, porque o foco está nas habilidades, então a falta de experiência não fica tão aparente;
  • Possibilita ocultar as lacunas na trajetória profissional durante períodos de desemprego e/ou onde você trabalhou em outra função.

Modelo de currículo funcional

Existem diversos modelos de currículo funcional. Entretanto, todos têm em comum o foco na ênfase nas competências do profissional, de modo que o mesmo se destaque entre os demais candidatos. Veja a seguir um exemplo de currículo funcional abaixo.

Meu nome

Minha rua, meu bairro, minha cidade;

Meu número de telefone, incluindo o DDD;

meu@email.com;

Estado civil, idade;

Objetivo: Atuar na seguinte profissão em determinado setor.

Resumo das capacidades:

  • Experiência em determinadas áreas;
  • Habilidade de promover o desenvolvimento em determinada área;
  • Compromisso;
  • Paciente, dinâmica e com boa interação.

Educação:

Graduação em tal curso – Instituição de ensino (data de início e data de término);

Experiências relevantes:

Publicidade:

  • Elaborou planos direcionados a determinadas necessidades;
  • Executou atividades e apresentações
  • Acompanhou e avaliou o progresso de alunos;
  • Desenvolveu projetos com o objetivo de promover maior disciplina e foco.

Histórico de Emprego

  • Emprego antigo – cargo (data de início e data de término);
  • Emprego atual – cargo (data de início).

Análise dos empregadores

Contudo, os empregadores, no geral, fazem a análise de um currículo em segundos. Por isso, a dica é: facilite a leitura e chame a atenção do recrutador. Lembre-se, o seu currículo sempre deve ser objetivo, com informações claras e de fácil compreensão. Portanto, vale a pena investir em um modelo funcional simples, bem elaborado e focado em suas habilidades e competências. Sem dúvida, isso pode potencializar as suas chances de convocação para seleções de emprego encontradas em sites como o LinkedIn no ano de 2021.

Tudo que você precisa saber sobre Currículo Online 2021!

Conteúdos relacionados à este

Confira os melhores Modelos Currículo 2021!

Confira os melhores Modelos Currículo 2021!

Um documento bem elaborado aumenta a sua chance de ter destaque nos processos seletivos para as entrevistas de emprego, saiba os melhores modelos currículo 2021. Muitas dúvidas surgem no momento de redigir um currículo, e isso ocorre tanto com os jovens nos quais...

ler mais
Saiba sobre e como preencher o Currículo Lattes!

Saiba sobre e como preencher o Currículo Lattes!

O Currículo Lattes um documento obrigatório aos pesquisadores e professores do Ensino Superior, quando o assunto é registrar os seus históricos profissionais. Se acaso pretende seguir a carreira acadêmica científica, com certeza já ouviu falar do Currículo Lattes. Se...

ler mais
Saiba como fazer o seu Curriculum Lattes 2021!

Saiba como fazer o seu Curriculum Lattes 2021!

Primeiramente, caso seja um estudante universitário e/ou um pesquisador e queira entender sobre o tão famoso Curriculum Lattes, está no lugar correto. Portanto, leia este texto e descubra a sua importância para a comunidade acadêmica brasileira. Há inúmeros tipos de...

ler mais